quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Drogas e o Sistema Cerebral de Recompensa

Não podemos falar de como as drogas funcionam em nosso cérebro sem falar em um sistema existente nele chamado sistema cerebral de recompensa.
Este sistema é responsável por armazenar memórias prazerosas e desta forma contribuir para a perpetuação da espécie. Sendo assim, é por ele que também passam todos os tipos de vícios.
As substâncias psicoativas influenciam diretamente este sistema, e logo é possível perceber porquê se transformam em vício podendo desenvolver a dependência química.
Em qualquer atividade prazerosa que realizamos nosso cérebro libera neurotransmissores para armazenar a memória deste prazer. No caso das drogas elas podem imitar a ação destes neurotransmissores ou simplesmente impedir sua ação.
Os mais importantes neurotransmissores são:

- Norepinefrina: está relacionado com a vivacidade, a concentração, as emoções positivas e a analgesia (supressão da dor). Em baixa dosagem, pode acarretar depressão e falta de atenção; em alta impulsividade e ansiedade. As bolinhas e os remédios para emagrecer (anfetaminas) podem camuflar os efeitos da norepinefrina.

- Dopamina: encontrada em altos níveis no sistema límbico, é considerada molécula do prazer. Seu efeito principal é produzir euforia. Em excesso ocasiona comportamento psicótico, incluindo alucinação e paranóia. A cocaína imita o efeito da dopamina.

-Serotonina: está relacionada com as alterações de humor, com as compulsões e outros comportamentos inadequados. Os alucinógenos em geral interagem com os receptores da serotonina.

- Acetilcolina: necessária a capacidade de aprendizado , à memória, ao humor e ao sono. A nicotina imita a deste neurotransmissor.

- Gaba (ácido gaba-aminobutírico): inibidor das células amplamente disponível no cérebro. O álcool e os barbitúricos mimetizam os efeitos do gaba.

O que acontece é que as drogas enganam o organismo desequilibrando todo seu funcionamento saudável. A droga libera recompensa sem a necessidade de comportamentos positivos, significa muita recompensa para pouco esforço. Como a droga libera muito mais prazer do que qualquer outra atividade prazerosa (por exemplo comer chocolate, praticar exercícios físicos, atividades sexuais) logo o organismo entende que precisa da droga para manter sua sobrevivência assim como precisa se alimentar. Quando um indivíduo diz: “uso droga porque quero” pode na verdade estar camuflando o vício. A droga cria no organismo uma relação de pequena causa (pouco esforço para consumir a droga) e muita consequência (grande prazer). Desta forma, a droga engana o circuito de recompensa, fazendo-se passar por neurotransmissores que trabalham para receber a gratificação, traindo a natureza biológica do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário