quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

MUDANÇA DO ESTILO DE VIDA

MUDANÇA DO ESTILO DE VIDA 




Algo muito difícil de fazer não é?


Mudar alguns padrões com os quais estamos acostumados, causa insegurança e um certo espanto em nós. Mas é o que precisamos fazer enquanto um dependente químico está em recuperação tanto em casa quanto nume instituição. 
Dentro da instituiçao eles (dependentes químicos) são encorajados a todo o minuto a mudar da vida e muitas vezes mudam mesmo! Porém ao chegarem em casa eles tem um verdadeiro choque.
Ainda prevalece na casa a mesma gritaria, palavrões, desrespeito, egoísmo e desconfiança. devemos avaliar nosso lar. Analisar com agia e como está agindo agora que "bode expiatório" saiu de circulação. É hora de olhar para nós mesmos e enxergar quais são os defeitos que estavam tão "comodamente escondidos", pelo comportamento inadequado e desafiador do dependente químico. 
Até pelo cuidado com a casa, trazendo-a mais em ordem para ele ao chegar, trate a casa também com muito respeito. É muito importante que a família esteja envolvida com um grupo de apoio buscando recursos emocionais e espirituais para saber lidar com a situação. 

Também é necessário: 

  • procurar criar situações de diálogo acolhendo-o da melhor maneira possível, evitando acusações, cobranças e reviver fatos do passado. 
  • Evitar ter á disposição dentro do lar: bebidas alcoólicas, cigarros...
  • Estar atentos a qualquer mudança de comportamento, buscando dialogar, valorizar as conquistas realizadas ou seja elevar a auto-estima; 
  • Abandonar também os nossos vícios; fumo, álcool, uso excessivo de medicamentos, mentiras, comprar compulsivamente e outros que cada um vai questionar-se;
  • Vencer a baixa auto-estima, lembrar do que mais gostávamos de fazer e não fazemos mais;
  • voltar a ter um relacionamento social normal, por exemplo; visitar parentes, amigos; etc. E finalmente o mais importante é rever nossa postura com relação a Deus. Só Ele poderá convencer nosso querido a ter uma vida saudável. 
Buscar a Deus, ler a Bíblia, andar em unidade e amor respeitando e buscando um caminho de paz como toda a família, enfim alimentar nosso espírito. 
Por tudo isso e ainda mais que o Espírito Santo vai nos mostrar, estaremos ajudando o dependentes químicos a resistir as pressões externas (amigos, escolas, etc..) gerando nele a capacidade para avaliar as consequências de seus próprio atos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário