sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A Família e as drogas

A Família e as drogas

Hoje em dia, não se fala mais em tratamento de alguém com problema de drogas e álcool, sem levar em consideração a família. A família é composta de indivíduos que estabelecem relações entre si, compartilhando a mesma cultura e história, onde cada um exerce uma função distinta e complementar.

 
A família é fundamental no tratamento, primeiro porque é a base formadora de toda a história desse indivíduo. Formou os valores que vão salvar essa pessoa de uma continuidade no mundo das drogas, afinal as drogas destroem os valores das pessoas e afetam as relações.
O mundo das drogas é o mundo das mentiras, das omissões. Não adianta nada o indivíduo ir se tratar se a equipe que o auxilia nesse processo não souber o que está acontecendo na realidade. E a realidade quem traz é a família, porque uma pessoa dependente na ativa mente, omite. Se a família estiver presente ajuda a trazer uma noção de realidade na vida dessa pessoa que está usando droga. E a família também deve ser tratada. Primeiro, em consultas com especialistas em dependência química para que possa ter uma noção do que deve ser modificado nas relações entre eles.
Mas também precisa entrar em contato com outras famílias para trocar experiências com outras famílias, pois a família encontra-se encarcerada pelo dependente químico. Para livrá-la desse cativeiro, é preciso um tratamento específico à codependência.
Codependência é um termo da área da saúde usado para se referir a pessoas, geralmente parentes, fortemente ligadas emocionalmente a uma pessoa com séria dependência física e/ou psicológica de uma substância (como álcool ou drogas ilícitas) ou com um comportamento problemático e destrutivo.

https://www.facebook.com/ComunidadeCristaVidaEPaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário