quinta-feira, 23 de maio de 2013

ATITUDES QUE LEVAM À LIBERTAÇÃO



ATITUDES QUE LEVAM À LIBERTAÇÃO



PESSOAS MADURAS TOMAM ATITUDES EM DEUS

1Co 13:11
“Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança, desde que me tornei homem, eliminei as coisas de crianças”.

Hebreus 5:12-14
"Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal”.


Pergunta: Você é adulto ou criança?
Não dá pra (depois de tanto tempo ouvindo a Palavra de Deus) continuarmos no “beabá”, por muitas e muitas vezes, sendo ministrados nos primeiros rudimentos, tipo um filho que os pais tivessem ainda que admoestá-lo dizendo: “Filho, já se passaram 20 anos e você ainda não aprendeu a andar?

Pessoas maduras = Pessoas de Atitude

At 12. 1-12
Atos 12:1 Por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;
Atos 12:2 e matou à espada Tiago, irmão de João.
Atos 12:3 Vendo que isso agradava aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. (Eram então os dias dos pães ázimos.)
Atos 12:4 E, havendo-o prendido, lançou-o na prisão, entregando-o a quatro grupos de quatro soldados cada um para o guardarem, tencionando apresentá-lo ao povo depois da páscoa.
Atos 12:5 Pedro, pois, estava guardado na prisão; mas a igreja orava com insistência a Deus por ele.
Atos 12:6 Ora quando Herodes estava para apresentá-lo, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias e as sentinelas diante da porta guardavam a prisão.
Atos 12:7 E eis que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz resplandeceu na prisão; e ele, tocando no lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
Atos 12:8 Disse-lhe ainda o anjo: Cinge-te e calça as tuas sandálias. E ele o fez. Disse-lhe mais; Cobre-te com a tua capa e segue-me.
Atos 12:9 Pedro, saindo, o seguia, mesmo sem compreender que era real o que se fazia por intermédio de um anjo, julgando que era uma visão.
Atos 12:10 Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e tendo saído, passaram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
Atos 12:11 Pedro então, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo dos judeus.
Atos 12:12 Depois de assim refletir foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e oravam.


Atos! Primeiro livro do Novo Testamento (depois dos quatro Evangelhos) onde se tem um título que nos impulsiona a sermos pessoas de “Atitude”!
A Atitude é importante na vida de todos nós!
Não é só o que cremos ou falamos que é importante, mas principalmente o que fazemos.
Precisamos entender, crer e agir como discípulos de Cristo, constantemente.

Lemos nessa passagem que Herodes ordenou à morte, a espada, Tiago, irmão de João. O povo gostou do acontecido e Herodes, por interesses políticos, querendo agradar tanto o povo, como as autoridades da época, ordenou prender Pedro para ser imolado logo após a Páscoa.

Poderíamos intitular essa passagem de “Não há mais esperança” ou “Não há mais nada a ser feito”.
Cogitem o fato: Ser levado e aprisionado numa cadeia, sendo vigiado por quatro grupos de quatro soldados (16 homens) para ser morto, mais ou menos, dentro de 3 dias, tendo ainda como agravante, o testemunho da morte de companheiros (Jesus e Tiago) dias antes. O que se poderia fazer para fugir dessa situação?
Imagina uma situação onde você diz: Não há nada ao meu alcance que eu possa me agarrar. Nada a ser feito.

Todos nós já nos encontramos, ou podemos nos encontrar numa situação semelhante.
Pode ser uma situação de morte, onde o médico diz: Não tem cura.
Onde o banco pode dizer: Não tem crédito. Uma situação na qual o esposo ou a esposa diz: Não tem mais jeito, vou me separar.
Ou qualquer outra situação onde podemos nos encontrar em que dizemos: Não tem jeito. Não há saída. Uma situação em que você, apesar de correr durante 20 anos, ainda se encontra no mesmo lugar. Isso é um tipo de prisão.

1º Passo – 12:5a
O texto nos diz que Pedro estava guardado na prisão. O homem prende, mas Deus guarda. Primeiro fato que você deve saber acerca do assunto: Mesmo que você esteja numa prisão, preso a um pecado ou a uma situação sem saída, saiba que você está sendo guardado por Deus.
Estar guardado, de certa forma é estar protegido.
Está sendo perseguido? Está sendo humilhado? Está levando bordoadas? Ainda não foi atendido sobre aquele pedido? As coisas ainda não estão acontecendo pra você? Saiba, porém, que dentro dessa sua “cadeia”, Deus está te guardando.
Reconhecido essa verdade, conheçamos agora alguns passos (atitudes) que nos levarão a libertação dessas “cadeias”, seja lá qual for.

2º Passo – 12:5b
A igreja fazia orava com insistência a Deus por ele.
Primeiro grande passo: Não pare de orar. Faça um propósito com Deus de orar continuamente. Esteja onde estiver, pare o que está fazendo, dobre seus joelhos e ore a Deus. Lembre-se de Deus e pare o que está fazendo por Ele. Dobre os joelhos por Ele. Deus ouve sua oração em pé e até mesmo debaixo d’água. Mas quando dobramos os joelhos, tendo que parar o que estamos fazendo; tendo que nos preparar para esse momento; isso move o coração de Deus por seu uma atitude mais sacrificiosa do que outras posições de oração.
(Sacrificioso: Algo difícil de se executar, geralmente aliado à preguiça. 2.Sacrifício em prol de alguma coisa. 3.Ato de insatisfação ao realizar alguma atividade física ou psicotécnica, como se você tirasse o dia para não fazer NADA e fizesse alguma coisa).
Não pare de orar.

3º Passo – 12:6
Não se preocupe.
Jo 14:1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Jo 14:27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
 A preocupação é pura falta de fé. Se você se preocupa é porque não acredita que Deus realmente possa fazer algo a respeito.
Vemos aqui que Pedro não estava andando de um lado para o outro, nem batendo a cabeça na parede, mas sim, dormindo entre dois soldados.

4º Passo – 12:7a
Se não deixarmos de orar e nem nos preocupar, Deus enviará o seu anjo.
O anjo do Senhor pode ser uma pessoa, um advogado, um cliente, um esposo (a)... Deus aparece na forma em que menos esperamos e isso não importa. O que importa é que Deus enviará um agente que trará a benção, quando não, Ele próprio.
As cartas às igrejas em Apocalipse foram endereçadas ao anjo da igreja, no caso, os pastores. Então, quando lemos “o anjo”, pode se referir a homens, a anjos ou como no caso aqui, ao próprio Senhor. Se orarmos confiantes, o Senhor virá ao nosso resgate.

5º Passo – 12:7a
É permitir que a esperança se acenda em seu coração. É ser otimista. È ver a luz no fim do túnel. A luz é o que te leva, que te conduz, que te mostra o caminho certo.
Sl 56.13 Pois da morte me livraste a alma, sim, livraste da queda os meus pés, para que eu ande na presença de Deus, na luz da vida.
Sl 119:105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

6º Passo – 12:7b
Obediência. Diante de uma ordem do Anjo, Pedro não titubeou em obedecer. Existem pessoas que demoram a levantar. Que estão conformadas com a situação. Que não buscam o sentido real da vida. Que imaginam: É isso mesmo... Fazer o que?
Até quando coxeareis entre dois pensamentos? 1Rs 18:21a
Levanta-te depressa! Quando você tiver a atitude de se levantar, a primeira coisa que vai acontecer é: Serás liberto! Liberto da sua depressão, do marasmo, da auto piedade. Liberto do sentimento de que Deus está nos castigando. De alguma forma, temos grande parcela de culpa da situação em que nos encontramos. Pedro foi preso pelo nome de Cristo, mas os nossos problemas, 90% foram criados por nós mesmos.

7º Passo –12:8ª
Prepare-se. Busque conhecimento de leis espirituais que regem no universo. Calçar os pés é estudar o Evangelho
Os 4:6 O meu povo está sendo destruído (ou levado cativo), porque lhe falta o conhecimento.
Ef 6:15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz

Se temos por objetivo chegar a algum lugar, de seguir por um caminho, temos que estar calçados. Sem calçados algum, podemos até chegar lá, mas a custo de muito sofrimento e tempo prolongado.

8º Passo –12:8b
Proteja-se. Principalmente contra seus próprios erros. Faça o que é certo. Seja verdadeiro consigo e com os outros
Ef 6:14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.

Auto avaliação. Reflita, reveja e procure descobrir o que foi que te conduziu a uma situação de aprisionamento, para que não volte acontecer novamente.
Colocar a capa é estar preparado para tempos bons ruins, com ânimo constante, mesmos diante de adversidades, não esmorecer, não desistir.
9º Passo – 12:9a
Siga os passos do Senhor. Deixe de andar por conta própria. Deixe de conduzir sua vida do jeito que você “acha” que é melhor. O Anjo falou: Segue-me. E Pedro, aquele que Jesus escolheu para edificar a igreja, seguiu sem pestanejar, colocando-se em lugar de seguidor.

10º Passo – 12:10a
Diante da humildade de seguir a Deus, a libertação passa a ser uma realidade na vida. As portas irão se abrir diante de você. Notemos aqui que é necessário passarmos por nove etapas para que as portas comecem a se abrir.
Quando a porta se abre é sinal de que você não queimou nenhuma etapa. É benção pura.
Deus é Aquele que tem a chave de Davi (Apc 3.7).

11º Passo – 12.10b
Logo depois de o Senhor entregar a tua benção e diz: Agora é com você. Deus não vai ficar te paparicando o tempo todo. Ele te guarda, cuida de você, mas não vai ficar pegando na sua mão de marmanjo para atravessar a rua. Ele não vai dizer para um bebê de 80 quilos: Filhinho, olha o sinal vermelho, porque você já sabe que não se deve atravessar no sinal vermelho.

12º Passo - 12:11,12
“Agora sei...”. Reconhecimento do que o Senhor fez por você. Render louvores a Deus. Adorar reconhecendo que foi o Senhor que te livrou. Não foi a sua faculdade, a sua beleza, a sua percepção, e sim o Senhor que moveu tudo isso na sua vida para que você aprenda a ser dependente d’Ele.
Não deixe de congregar com seus irmãos. Pedro voltou direto para a família espiritual dele.
Não faça o que muitos fazem depois de alcançar a benção se voltam para a prisão novamente. Permaneça na Casa de Deus. Deus não gosta de inconstância.

Se tudo indica que não há saída pra você, Deus lhe diz que sim, há saída pra você sim. Deixe com que Deus a partir de hoje seja o Seu Tudo, e as portas se abrirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário