quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PAPO RETO: Dependência química é...

 A  DEPENDÊNCIA  de qualquer substância psicoativa, ou seja, qualquer droga que altere o comportamento e que possa causar dependência (álcool, maconha, cocaína, crack, medicamentos para emagrecer a base de anfetaminas, calmantes indutores de dependência ou “tarja preta”, etc.) caracteriza-se por o indivíduo sentir que a droga é tão ou mais necessária em sua vida quanto alimento, água, repouso e segurança – quando não o é.
QUÍMICA ® Refere-se  ao fato de que o que provoca a dependência é uma substância química.O álcool embora a maioria das pessoas o separem das drogas ilegais é uma droga tão ou mais poderosa em causar dependência em pessoas predispostas quanto qualquer outra droga, ilegal ou não.
A dependência química é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma DOENÇA. Uma doença é uma alteração da estrutura e funcionamento normal da pessoa que lhe seja prejudicial. Por definição como o diabete e a pressão alta, a doença da dependência não é culpa do dependente. O paciente somente pode ser responsabilizado por não querer o tratamento se for o caso. Exatamente da mesma maneira que poderíamos cobrar o diabético ou o cardíaco de não querer tomar os medicamentos prescritos ou seguir a dieta necessária. Dependência química não é simplesmente “falta de vergonha na cara” ou um problema moral. Vivendo como um dependente o indivíduo acaba tendo uma série de problemas sociais, familiares, sexuais, profissionais, emocionais, etc, que são conseqüência e não causa do seu problema. Sem o tratamento adequado o dependente químico tende a piorar com o passar do tempo.
FAMÍLIA  ®  O convívio com o dependente faz com que os familiares adoeçam emocionalmente, sendo necessário que o familiar também se trate e ao mesmo tempo, receba orientações , tais como: como lidar com o dependente, como lidar com seus sentimentos com relação ao dependente, o que fazer / o que não fazer, como proteger a si e aos demais membros da família de problemas emocionais causados pela dependência, co-dependência, entre outros.
Muitas vezes os familiares se assustam quando agente fala que eles também necessitam de tratamento, afinal, ninguém quer ser chamado de doente.No entanto, muitos familiares de residentes que lidamos diariamente na Comunidade relatam pelo menos alguma conseqüência ou problema relacionado a dependência de um filho, marido, namorado ou alguém próximo.
Do meu ponto de vista, quanto mais tempo o dependente e o familiar levarem para admitir de precisão de ajuda, mais tempo irão sofrer.
EFEITOS
CRACK
Devido sua ação sobre o sistema nervoso central,  o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, euforia.



COCAÍNA
Sensação de poder, excitação, euforia, estimula atividade física e mental causando inibição do sono, diminuição do cansaço e da fome. Pode ocasionar irritabilidade, agressividade, taquicardia.








MACONHA
Excitação seguida de relaxamento, euforia, problemas com tempo e espaço, falar demais e fome intensa, palidez, taquicardia, olhos vermelhos, pupilas dilatadas e boca seca.







Caso identifique algum desses sintomas e/ou mudança de comportamento, procure ajuda.
Sempre há alternativa.







Carlos Hosken

   
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário